domingo, 29 de julho de 2012

Pedro Ferreira

 Antes de qualquer coisa , agradeço ao fotógrafo Pedro Ferreira pelo carinho e atenção . Sua história , opiniões e experiencias com certeza serviram de inspiração para mim e certamente também serviram a outros. Você é um motivo de orgulho para cidade de Pedro Osório , para o  Rio Grande do Sul e principalmente para todos que tem a oportunidade de conhecer o seu trabalho . Parabéns , e mais uma vez : OBRIGADO !

Entrevista :

Pedro Pereira Ferreira, 35 anos 


Blog / Pedro há quanto tempo tu tem esse contato com imagens no modo geral?  Entrevistado /Comecei como entregador de fotos com 18 anos de idade, e a fotografar em estúdio com 19, com 20 abri meu estúdio, ou seja, fazem aproximadamente 17 anos que estou no ramo.

Blog / Quando tu começaste a se interessar por esse meio artístico? Entrevistado  / Bem, sendo franco, no início foi uma necessidade, e iniciei muito forte na área da documentação.

Blog / Tem algum fotógrafo que te inspire ou tenha te motivado a se interessar por essa forma artística? Entrevistado  / A minha linha profissional não “foca” tanto o artístico, porém, Bob Wolfeson é um dos meus ídolos no ramo, e tem uma linha que gosto muito.

Blog  / Qual é a sua especialidade com fotos? Entrevistado / Bem, minha vida foi dentro de um estúdio, e nesse âmbito tenho muita facilidade em criar tons, e efeitos com naturalidade, ou seja, tenho um domínio muito bom do meu equipamento e do espaço, no entanto, ali faço o que quero com a luz.

Blog  / Tu és bem reconhecido na tua cidade, quando tu iniciaste teus trabalhos como fotógrafo tu já esperavas tanto reconhecimento? Entrevistado  / Bem, estou estabelecido em Pedro Osório fazem 11 anos, contudo, já vinha com uma boa bagagem, o que me dava uma certa segurança, mas isso não é tudo, muito trabalho, atenção, dedicação, empenho e muitos outros adjetivos fizeram parte do meu dia a dia para chegar no pouco que conquistei.

Blog  / O que em sua opinião um profissional dessa área precisa ter para que seu trabalho seja reconhecido e até mesmo admirado? Entrevistado / Não creio que seja somente na minha área, mas tenho convicção que empatia é uma das palavras chave para que um trabalho obtenha êxito, somado há alguns sinônimos nesta mesma linha serão bem vindos em qualquer profissão.

Blog / Como foi a decisão de montar o seu próprio estúdio? Entrevistado / Foi em uma das piores épocas da minha vida, após uma grande decepção com um ex patrão que era fotógrafo, e que foi embora da cidade que eu morava. Sem chão e sem dinheiro, comecei só com a cara e a coragem... 

Blog  / A seu ver, o que hoje em dia é uma boa edição na carreira de um fotógrafo? Essa busca por imagens perfeitas, mesmo que sejam necessários retoques ou até mesmo uma reestruturação, atrapalha o profissional em fotografia ou apenas divide-o de um grupo dos “mais qualificados”? Entrevistado / Puxa!! Essa resposta requer um livro de fotografia, porém vou lhe dar um breve panorama. (Não concordo com nenhuma das afirmações, nem atrapalha nem separa um bom de um mal profissional) Para esta pergunta existem duas respostas, a dos mais puritanos, que buscam somente o clic ideal com percepção e operação do equipamento totalmente manual e que muitas vezes não tem um bom domínio de um programa de edição profissional, e a do fotógrafo mais contemporâneo, com a tecnologia hi tec do digital faz muita coisa no automático e ainda pode otimizar sua imagem em um programa de computador, no entanto, eu não me classifico em uma categoria específica, pois passei por “N” fazes da fotografia dezenas de modelos de câmeras, e hoje tenho a grata satisfação de unir não só o conhecimento, mais o ato de criar do antigo com a tecnologia do novo, e com isso tenho conseguido bons resultados.

Blog / Quais são os teus projetos como profissional pro ano a seguir? Entrevistado / Bem, hoje 02/01 é para mim o primeiro dia do ano, quando começo a colocar em prática minhas metas, e fazer acontecer as mudanças que projetei no ano passado. Quanto á fotografia (hoje não é minha atividade principal), tenho a previsão de investimentos consideráveis até maio deste ano, tanto em equipamentos como em material humano, pois já existe um projeto inovador para implantar em breve aqui em Pedro Osório.

Blog / Se fosse definir toda essa sua relação com fotografia em apenas uma palavra, qual seria?
Entrevistado / CUMPLICIDADE

Blog / Pedro deixa um recado para todos que querem e estão iniciando nesse meio fotográfico. Entrevistado / Uma boa dica é: Se informem, busquem conhecimento e depois tenham persistência, pois a maior árvore do mundo um dia foi um pequena semente que foi cuidadosamente cultivada, e algumas vezes até podada para se fortificar, até chegar ao ponto de florescer, dar uma boa sombra e bons frutos... Pense nisso, conte comigo e boa sorte!

" Parabéns Déborah pela iniciativa e pela lembrança "

Contatos: (53) 9167 6087 – (53) 8404 0516 – (53) 3255 1131

( Esta entrevista foi feita em janeiro de 2012 , e no entanto só foi publicada agora por motivos já declarados no post anterior . Hoje o fotógrafo Pedro Ferreira tem 36 anos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário