domingo, 13 de novembro de 2011

Leone Sena / Entrevista

Agradecemos pelo carinho e disponibilidade que o querido fotografo Leone Sena teve para nos atender e responder a algumas perguntas . Esta entrevista a seguir foi feita exclusivamente aqui pro nosso blog , rs' .

Leone Sena ...

( Blog ) : Leone, como surgiu essa sua paixão por fotografia? 
 / ( Leone ) : "  No final de 2006 pro começo de 2007 eu trabalhei numa gráfica como auxiliar de arte finalista, foi quando tive um contato mais próximo com imagens. Um tempo depois eu pesquisei muitas imagens pra fazer um vídeo de uma musica do Coral Kemuel ,  quando fazia parte do grupo, e mais dois vídeos de musicas com minha irmã, Sendy Sena, cantando.
Também pela proximidade com um amigo, Samuel Silva , que é e apaixonado por fotos também e tecladista do Leonardo Gonçalves (mais um apaixonado por fotos) e tinha uma Nikon D40, minha primeira proximidade com alguma maquina profissional.
Tendo esse contato com fotos comecei a me centrar em como elas eram feitas e o que precisava pra se chegar aos resultados daquelas fotos que eu vi.
Logo depois eu juntei um dinheiro (muito, mas muito suado mesmo! rs) e comprei minha primeira maquina, uma Nikon D40.
Com ela em mãos e depois de um tempo de busca e conhecimento da coisa, minha primeira cobaia foi a Sendy e logo depois a minha prima Daniela Araújo (outra apaixonada por fotos). "

( Blog )Você lembra-se do seu primeiro trabalho como fotógrafo? Você estava muito inseguro no dia? De 0 a 10 que nota você daria pra esse trabalho hoje? Rs  /  (Leone ) : " Hmmm, não tenho certeza, mas acho que foi um cantor da região de americana, através do meu parceiro de trabalho Junior (JrDesigner), que após ver algumas fotos que eu havia feito me chamou pra fazer essa parceria com ele.
Inseguro, eu? Totalmente... rs. Era meu primeiro trabalho com a coisa em si que começou unicamente como um hobby, uma válvula de escape. Daria nota 5. "

(Blog) : Você, que além de fotografar também faz faculdade de psicologia, consegue conciliar os dois projetos ? / ( Leone) : Me faço essa pergunta todos os dias, rs. É um curso que exige muito da mente, do físico, do todo que a pessoa é, assim como a fotografia também (embora muitos acham que ser fotografo é fichinha!)
Porque além de fotografo e estudante de psicologia também sou cantor e um dos lideres do grupo de jovens da minha igreja (Assembleia De Deus, Sede - Sorocaba), qual sou regente.
Não é nada fácil porque além disso sou o filho, o amigo, o namorado e pra tudo isso é necessário um belo jogo de cintura.


(Blog) : E entre essas duas profissões tão incomuns, aos nossos olhos, por qual o seu coração bate mais forte, qual delas é o seu objetivo principal? / (Leone) : Sinceramente, sem resposta concreta no momento.

(Blog) : Ao observar seus trabalhos, percebe-se que muitos cantores do meio gospel lhe procuram na hora de ensaios para CD´S, lançamentos... Etc. Quando a fotografia era apenas um hobby na sua vida, você pensava que iria ser tão bem aceito? / (Leone)Nunca, jamais! Tudo é apenas um resultado de dedicação e com isso trabalhos foram chamando trabalhos.

(Blog ) : Hoje em dia, com tantas chances de divulgações, existem inúmeros dos famosos “fotógrafos de internet”, pessoas que com a ajuda de um bom foto editor e uma câmera de boa resolução, tentam se lançar abrindo uma mera conta no fickr e denominando-se fotógrafo. Em sua opinião, esses cidadãos que não possuem menor talento além do desejo de aparecer, dificultam o trabalho de fotógrafos sérios? Por quê? / (Leone) : Realmente, hoje independente do seguimento com a era digital as coisas estão ‘parecendo’ ser mais fáceis mesmo. Digo parecendo, porque no “vamu ver” é onde se percebe a diferença em um trabalho bom e outro ruim.
Julgar que apenas querem se aparecer fica difícil, porque eu mesmo, antes de me tornar um fotografo não era fotografo e também nunca entrei numa escola de fotografia e artes pra aprender a fotografar.
Seguindo essa linha de raciocínio, creio que alguns fotógrafos de nome (após eu ter pego trabalhos que já faziam) me consideraram assim também.
Mas como já diz a parábola: “É pelos frutos que se conhece a arvore”.
Então eu acho que antes de se denominar algo, é melhor deixar que o resultado denomine quem se é, independente da área de atuação.

(Blog) : O que um fotógrafo, em sua opinião, deve ter para ser considerado bom? / (Leone) : Não só em fotografia, mas em tudo que envolva arte, o bom gosto é o principal!

(Blog) : Que tipo de fotos você mais gosta de fazer? / (Leone ) : Retrato. Também gosto muito de captar o momento em movimento, não apenas um manequim, uma estatua, um robô, gosto de vida nas minhas fotos, e vida é sentimento no momento. Tento passar isso nas fotos.

(Blog) : Você, como o bom fotógrafo que é, consegue nos passar o sentimento que você capta nas cenas. Se você fosse definir em apenas um sentimento todo o conceito de fotografia, qual seria? / (Leone) : A essência de todos os sentimentos, que é o Amor.

(Blog) : Hoje com tanta busca pela perfeição, você concorda que um bom fotógrafo também tem que ter os recursos de uma boa edição de imagem, ou a sensibilidade já basta para fazê-lo um admirável profissional dessa área?  / (Leone )A sensibilidade em primeiro lugar. Foto depois captada, se eterniza, não será um editor que irá fazê-la ter tal definição. No máximo, dar um jeito em algo que não ficou “perfeito”.
.
(Blog) : Você se recorda de algum momento “cômico” que você tenha passado durante um de seus trabalhos que queira contar pra gente? / (Leone) : Só um? Hahahahaah. Sempre tem. Já no primeiro dia, me testando como fotografo, a outra menina que estávamos fotografando com minha irmã caiu de cima da arvore, de lado, como uma jaca madura. De primeira ficamos muito apreensivos, mas dai ela se levantou e disse que não tinha sido nada.
Não daria aqui se fosse contar todas as histórias.

(Blog) : Com tantas obras perfeitas que o nosso D-s nos presenteou nesse mundo, você recebeu o dom de eternizá-las em perfeitas imagens. Como você se sente em relação a isso? / (Leone )Obras essas não apenas no que se refere a natureza, mas tudo que tem folego.
Não me sinto merecedor, mas definir isso, não consigo em palavras. Só em sentimentos.

(Blog) : Leone deixa um recado para os novos fotógrafos (os de talento e paixão, não os “fotógrafos de Internet  rsrs’) que estão ai, com muito esforço e perseverança tentando se lançar no mercado da arte fotográfica. / (Leone) Antes de qualquer coisa, saiba o que você quer. Tendo isso definido e decidido em mente, é partir pra ação fazendo o possível pra que isso venha a se concretizar.
O céu é o limite.
Grande abraço, fiquem na Paz!


Contatos Leone Sena :   twitter , facebook e flickr










Nenhum comentário:

Postar um comentário